on sábado, 23 de outubro de 2010 | 2 comentários
 
Acredito que já nem seja mais uma novidade para muitos, afinal de contas, as compras coletivas são uma verdadeira coqueluche na internet.  Temos uma infinidade de empresas que oferecem este tipo de serviço, mas como o pioneiro acaba recebendo os maiores louros... o site PEIXE URBANO (http://www.peixeurbano.com.br/) é o seu maior ícone no país.

O conceito desta modalidade de negócio é bem simples...  Oferecer um grande benefício – descontos que vão de 50% a 90% sobre os produtos e serviços ofertados no site por um período determinado (geralmente 24 horas), e com um número mínimo de compras a ser alcançado para que as mesmas sejam efetivadas.  Vejam a reportagem exibida no programa Mundo SA da Globo News apresentando este tipo negócio.

As compras coletivas já existem a algum tempo nos Estados Unidos.  Lá o seu precursor foi o site GROUPON (http://www.groupon.com) que chega a lucrar mais de US$ 1.000.000,00 por semana e tem projeto de operar em 100 países até o fim do ano!!!  Não é por acaso que os grandes fundos de investimento já se atentaram para esta modalidade de negócio, injetando muita grana nisso. 

Outras opções por lá são; LIVING SOCIAL (http://livingsocial.com/); BLOOMSPOT (http://www.bloomspot.com/) e FRESH GUIDE (http://www.freshguide.com/) apenas para citar alguns que vêm ganhando muito dinheiro desde 2008, quando se tornaram uma febre no que tange as compras on line.

Segue um link, com várias outras opções, que reúne os maiores sites de compras coletivas tupiniquins http://www.apontaofertas.com.br/cidade/curitiba é só selecionar sua cidade e mergulhar, ou melhor, navegar na tentação das compras por impulso.  Afinal de contas, quem em sã e racional consciência não aproveitaria uma pechincha com até 90% desconto???

Só sugiro um pouco de cautela quando não se conhece a empresa que está ofertando o produto ou serviço.  Melhor se informar antes para ver se alguém já teve alguma experiência de consumo com a empresa, e até mesmo ligar para buscar mais sobre esta antes de efetivar a compra.  Como tudo que se dissemina rapidamente, os problemas estão se sucedendo em igual velocidade; vai desde as maracutaias com os preços inflados para gerar a percepção de ganho com os polpudos descontos ou mesmo a falta de estrutura para atender a enorme demanda.

Vejam este exemplo particular.  Outro dia vi um restaurante que conheço oferecer uma feijoada com 50% de desconto.  Este restaurante deve ter uma capacidade para atender mais ou menos uns 100 clientes (no máximo) de uma só vez.  Agora levemos em consideração que este prato só é ofertado aos sábados e com uma venda na casa dos 1.700 cupons.  Imagine quando é que estas pessoas que adquiriram estes cupons vão conseguir usá-lo!!!

Mesmo assim, as compras coletivas representam uma verdadeira revolução para todos.  Empresas e consumidores já se habituaram a usar esta importante ferramenta em seu favor.  As empresas podem se divulgar e atrair uma grande contingente de novos clientes com o objetivo de fidelizá-los.  E os consumidores, sempre ávidos por novas experiências e preços baixos, podem conhecer mais e novos lugares gastando menos. 

Parece ser uma equação boa para todos.  Ainda mais para os sites que agregam estas compras coletivas que abocanham um naco de 50% do que for faturado.  Isso sim que é um modelo de negócio rentável. 

2 comentários:

Camilo Catto disse...

Ao ler esse post do Alexandre, me lembrei de uma outra opção.
Além dos sites de compra similares ao Peixe Urbano, existem outras possibilidades, como o compra3, se não me engano. Porém com algumas diferenças.
O compra3, criado por um dupla de jovens recém-formados em economia na UFPR, faz efetivamente a compra coletiva. Se você tem interesse em comprar uma televisão ou um notebook, por exemplo, mas não tem pressa pode se cadastrar no site e aguardar. Vários outros interessados vão se cadastrando e, a partir de um certo número, o valor dos produtos vão abaixando. Ao invés de ser apenas um comprador você pode ter 100, 200 pessoas consumindo o produto o que aumenta consideravelmente o poder de barganha por preços mais baixos.
Apesar da semelhança, da possibilidade de compras mais baratas, há uma grande diferença entre os sites. Enquanto o primeiro (ou os primeiros) como o Peixe urbano estimulam uma compra imediata, geram uma demanda que muitas vezes não era necessária e dão um estímulo muito forte aos consumidores por uma compra mais impulsiva, o chamado estímulo-resposta (o "ligue já" da net), o segundo pressupõe uma compra mais racional e planejada. O comportamento de consumo é diferenciado e, nesse sentido, há espaço para muitos sites de compra, de acordo com perfis de consumidores diferentes para produtos diferentes. A mesma pessoa pode ser extremamente criteriosa para a compra de determinadas categorias de produtos e, ao mesmo tempo, muito impulsiva paraa compra de outras categorias.
A minha visão é a de que diferentemente do que aconteceu em épocas passadas há, ainda, muito espaço para vendas na internet. O grande desafio será atingir o público certo com o estímulo correto para aquela determinada categoria de produtos ou serviços ofertados.
Espero que com esse post tenha contribuído para novos comentários e, a partir de agora como seguidor desse blog, auxiliar no processo de discussão sobre itens pertinentes ao merketing.

Alexandre Júnior disse...

Camilo,
Muito obrigado pelo comentário... agora com um seguidor de peso como você, espero que este espeaço possa contribuir, verdadeiramente, para o conhecimento daqueles que dedicam um pouco de tempo a ler este blog. Não conhecia este site COMPRA3 http://compra3.com.br/ e vou me inteirar mais sobre ele agora mesmo. Do ponto de vista do Marketing (estímulos para consumo) as compras coletivas via Peixe Urbano e afins é bem melhor... mas para um consumo consciente (a partir de uma efetiva necessidade)... esse COMPRA3 é mais interessante. Abraço.

Postar um comentário