Alguém sabe o que significa CROWDSOURCING?
O Crowdsourcing é um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo ou desenvolver novas tecnologias. Inclusive este conceito vem do WIKIPÉDIA, bom exemplo deste modelo.
Assim a FIAT resolveu inovar e utilizar este modelo de produção para criar seu novo carro conceito – FIAT MIO – apresentado no Salão de Automóveis de São Paulo deste ano.
O nome é bem sugestivo, do italiano MEU. “Um carro para chamar de meu, nada mais justo que construí-lo à minha maneira” argumenta um dos colaboradores que ajudaram na concepção do MIO. É assim que se desenvolve o projeto da FIAT, sem segredos, em sua página na net http://www.fiatmio.cc/makingof/ que já recebeu mais de 1.200.000 visitas e conta com cerca de 13.000 pessoas cadastradas.
Neste caso, o segredo não é a alma do negócio, pelo contrário. A FIAT vem construindo este carro de forma colaborativa, expondo suas limitações, especificidades técnicas e questionando seus clientes junto às redes sociais. Qual o carro do futuro??? Como será o carro do futuro??? Como queremos este carro???
http://www.youtube.com/watch?v=GCSk9XkiLDE (veja o vídeo FIAT MIO)
A montadora tratou a criação deste carro como uma construção colaborativa. Desde a sua modelagem e design à concepção técnica. Tudo foi feito com a participação dos engenheiros da montadora e um grande grupo de clientes, que espontaneamente particparam com sugestões. Sempre pensando na melhor utilização e otimização do carro para o futuro.
Segundo executivos da empresa, este projeto significa um jeito diferente de pensar carro e de tomar decisões. Com a visão muito mais para fora do que para dentro.
O MIO leva a FIAT a dar um importante passo no sentido de construir e sustentar a imagem de uma empresa inovadora, além de contribuir com um case de sucesso para referenciar outras iniciativas deste tipo em outros segmentos empresariais.
As redes sociais têm agregado as pessoas e transformado as empresas, fazendo parte de quase todas as estratégias de marketing e aproximando cada vez mais todos os stakeholders. Aqueles que souberem identificar esta importância e elaborar estratégias vencedoras com sua utilização, fatalmente conseguirão mais sucesso e farão seus produtos e serviços repercutirem com maior intensidade mundo à fora... é a tal da Cauda Longa do Chris Anderson. Mas isto fica para um próximo post aqui no MarketinginFoco.
0 comentários:
Postar um comentário