on terça-feira, 2 de novembro de 2010 | 0 comentários

Alguém sabe o que significa CROWDSOURCING?

O Crowdsourcing é um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo ou desenvolver novas tecnologias.  Inclusive este conceito vem do WIKIPÉDIA, bom exemplo deste modelo.

Assim a FIAT resolveu inovar e utilizar este modelo de produção para criar seu novo carro conceito – FIAT MIO – apresentado no Salão de Automóveis de São Paulo deste ano. 


O nome é bem sugestivo, do italiano MEU.  “Um carro para chamar de meu, nada mais justo que construí-lo à minha maneira” argumenta um dos colaboradores que ajudaram na concepção do MIO.  É assim que se desenvolve o projeto da FIAT, sem segredos, em sua página na net http://www.fiatmio.cc/makingof/ que já recebeu mais de 1.200.000 visitas e conta com cerca de 13.000 pessoas cadastradas.

Neste caso, o segredo não é a alma do negócio, pelo contrário.  A FIAT vem construindo este carro de forma colaborativa, expondo suas limitações, especificidades técnicas e questionando seus clientes junto às redes sociais.  Qual o carro do futuro???  Como será o carro do futuro???  Como queremos este carro???


A montadora tratou a criação deste carro como uma construção colaborativa.  Desde a sua modelagem e design à concepção técnica.  Tudo foi feito com a participação dos engenheiros da montadora e um grande grupo de clientes, que espontaneamente particparam com sugestões.  Sempre pensando na melhor utilização e otimização do carro para o futuro. 


Segundo executivos da empresa, este projeto significa um jeito diferente de pensar carro e de tomar decisões.  Com a visão muito mais para fora do que para dentro. 

O MIO leva a FIAT a dar um importante passo no sentido de construir e sustentar a imagem de uma empresa inovadora, além de contribuir com um case de sucesso para referenciar outras iniciativas deste tipo em outros segmentos empresariais.

As redes sociais têm agregado as pessoas e transformado as empresas, fazendo parte de quase todas as estratégias de marketing e aproximando cada vez mais todos os stakeholders.  Aqueles que souberem identificar esta importância e elaborar estratégias vencedoras com sua utilização, fatalmente conseguirão mais sucesso e farão seus produtos e serviços repercutirem com maior intensidade mundo à fora... é a tal da Cauda Longa do Chris Anderson.  Mas isto fica para um próximo post aqui no MarketinginFoco.

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