on quinta-feira, 11 de novembro de 2010 | 0 comentários

Recebi muitos emails por conta do meu último post sobre o FIAT MIO.  Aproveito para aconselhar as pessoas a dividirem seus pontos de vista com os demais freqüentadores do MarketinginFoco, postando comentários que possam gerar discussões participativas.

Estes emails, aliado ao interesse de um aluno (Cleverson Souza), que já montou um projeto de co-criação no desenvolvimento de um software a partir das redes sociais (CROWDSOURCING), me motivaram a escrever este post para ratificar a importância da participação dos clientes na concepção dos produtos que eles virão a consumir.

A NIKE, por exemplo, obteve muito sucesso com o lançamento do NIKE + (plus) com foco em praticantes de corridas.  A idéia, aparentemente, era simples.  Estimular um dos sentidos que mais está enraizado ao esporte – competição e superação.  E aliado a isso, explorar o compartilhamento de vivências e socialização, proporcionadas com as redes sociais.  A partir deste modelo, foi criado um portal para que os corredores pudessem mapear e compartilhar seus treinos diários apresentando o tempo, a distância percorrida e ainda o playlist feito pelo atleta.




Segundo o site MUNDO DO MARKETING, como resultado desta iniciativa, a NIKE obteve 10% a mais de participação no mercado oito meses depois do lançamento deste portal.  Isto por conta da necessidade de se adquirir uma espécie de passaporte (tênis NIKE Plus + chip + Ipod) para participar desta experiência.

A Nike diminuiu o investimento em Marketing em 52% ao substituir as grandes estrelas contratadas para validar o esporte”, afirma Francis Gouillart, Cofundador e Presidente da Experience Co-Creation Partnership (ECC Partnership).

Além de oferecer novas plataformas de comunicação com o consumidor, a NIKE criou uma nova forma de experiência, na qual quem a cria são os próprios atletas a partir da divulgação de suas rotinas de treinamento, que proporciona um mapeamento das necessidades em relação aos produtos utilizados.

Nosso papel é não enrijecer a experiência do consumidor. Pelo contrário. Com isso, a Nike estimula a culpa ou a motivação nos atletas”, explica Gouillart.

Para quem quiser mais informações sobre co-criação, acesse o blog do Francis Gouillart http://francisgouillart.com/

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