on segunda-feira, 18 de outubro de 2010 | 0 comentários

Tryvertising
Esta é a palavra do momento para alguns departamentos de marketing, sempre ávidos por seguir as tendências do momento, e vem figurando como importante ferramenta de marketing e atraindo cada vez mais a atenção de agências e anunciantes.

Tryvertising (do inglês, try + advertising), representa a estratégia para promoção do contato direto do cliente com o produto por meio da experimentação e não apenas por uma mensagem publicitária.  Em termos práticos implica no conceito “teste antes de comprar”. 

No Brasil o tryvertising virou moda com a chegada do conceito de “loja grátis”, um modelo de varejo que mistura marketing promocional, experiência de consumo e pesquisa de mercado com o objetivo de avaliar o índice de aceitação de determinado produto. 

Pode ser considerada uma evolução da tradicional distribuição de amostras grátis, que por serem diferenciadas quanto ao tamanho de sua embalagem, não representavam uma experiência fidedigna de consumo.  Com o tryvertising promove-se esta experiência de consumo com uma importante contrapartida – o feedback que os clientes proporcionam através das pesquisas aplicadas pelas empresas.  Desta forma erros e acertos do produto, desde sua embalagem até a formulação, são identificados e devidamente corrigidos.  


Outro importante aspecto é relatado por Roberto Kanter, Professor do MBA de Marketing da Fundação Getúlio Vargas, “vivemos um momento onde modelos de WEB 3.0 transformaram as redes sociais em poderosas ferramentas de marketing boca a boca.  Esse é o grande lance do tryvertising:  o consumidor visita a loja, experimenta o produto, acha legal e multiplica sua experiência via internet”.

Não se assustem, não é o fim do capitalismo!!!  Está claro que as empresas não querem agraciar seus clientes com presentes sem pedir nada em troca!!!  A idéia é provocar uma experiência de consumo e fazer um grande e aberto Focus Group para angariar opiniões e sugestões de melhoria.  Ahh... e logicamente, estimular o consumo destes produtos também.

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