on quarta-feira, 9 de março de 2011 | 0 comentários

Sinceramente não encontrei referência se este formato de negócio existe fora da terra brazilis.  Ao que parece, foi idealizado por aqui mesmo, e um de seus precursores é o jovem empresário Gustavo Ferriolli que criou a ENDOSSA http://www.endossa.com/  

A idéia é a seguinte – oferecer um espaço para pequenos empreendedores divulgarem e venderem seus produtos.  Mas isto não é tudo, por trás desta premissa básica, há um conceito muito forte relacionado à divulgação em redes sociais – é a loja colaborativa. 

“Nesse modelo, quem decide pelos produtos da loja é quem está comprando. Isso dilui meu risco porque eu não preciso apostar num produto ou outro. Só ficam na loja mesmo os produtos que estão vendendo”, diz Gustavo Ferriolli.

Neste novo formato de negócio para comercialização, uma área ampla oferece espaço para vários nichos (pequenos cubos de madeira de tamanhos diferentes) serem locados para que os empreendedores ofertem seus produtos, que vão desde roupas e acessórios até bonecos e utilidades para casa. 



 “A loja foi desenhada para atender essas pessoas que fazem seus produtos, criam, têm idéias e estão começando agora, mas não têm espaço para expor sua marca. Então, aqui o custo é baixo, o risco é baixo, e a procura de fato é muito grande”, explica o empresário Gustavo Ferriolli.

No caso da ENDOSSA, a empresa se encarrega de manter a loja com seus funcionários e estrutura, sem cobrança de comissões, apenas recebem o valor da locação (contrato mensal) que varia entre R$ 80,00 e R$ 360,00.  O valor da venda é inteiramente revertido para os empreendedores após desconto dos impostos da operação. 

Quem aluga estas “minilojas” só precisa ir ao local para repor mercadorias e receber o valor das vendas. O expositor acompanha as vendas de casa, com uma senha pela internet.

E com a regra básica – quem não estiver vendendo bem ter de sair para ceder espaço para outro, o expositor tem meta a cumprir – precisa faturar ao menos duas vezes o valor de seu aluguel para manter a viabilidade.  Desta forma, só fica quem tem lucro com o negócio.  Vejam o vídeo abaixo e entendam mais sobre esta inovação.




Aqui em Curitiba, a ENDOSSA emplacou uma loja na Vicente Machado, 1047 com funcionamento de segunda à sexta das 12:00 às 20:00 + sábado das 12:00 às 24:00 + domingo e feriado das 14:00 às 20:00.  Vale a pena conferir mais esta novidade.

0 comentários:

Postar um comentário